segunda-feira, 25 de abril de 2011

Primavera portuguesa


No dia 25 de abril de 1974 – há exatos 37 anos – o povo português tomava as ruas para fazer a Revolução dos Cravos. O movimento civil-militar pôs fim à longa escuridão imposta pelo ditador Antonio Oliveira Salazar com a instauração do Estado Novo (1933-1974). Para homenagear o povo português, reproduzo abaixo a letra original da música Tanto Mar, de Chico Buarque, editada apenas no além-mar em 1975. No Brasil, a música ganhou outra letra e só foi gravada em 1978.

Tanto Mar
(Chico Buarque)

Sei que estás em festa, pá
fico contente
e enquanto estou ausente
guarda um cravo para mim

Eu queria estar na festa, pá
com a tua gente
e colher pessoalmente
um flor do teu jardim

Sei que há léguas a nos separar
tanto mar, tanto mar
sei também quanto é preciso, pá
navegar, navegar

Lá faz primavera, pá
cá estou doente
manda urgentemente
algum cheirinho de alecrim

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Apocalypse now

O tempo da pós-modernidade nos colocou num moinho de carne; somos sugados até os ossos. Pouco tempo nos resta para o lazer, para a cultura, enfim. Há 13 dias que não posto mensagem aqui, e retorno agora todo apocalíptico e para avisar a todos: temos pouco tempo antes do "fim do mundo". Fez bem meu amigo Luiz Pires, que se mandou com a família para a Itália. Foi a tempo, isto porque um grupo religioso norte-americano, que tem tentáculos em Belo Horizonte (MG), vem anunciado o fim dos tempos para o dia 21 de maio, ou seja, daqui a 45 dias! Leia abaixo matéria publicada no sítio do "Estadão" de terça-feira, 5:

Grupo anuncia ''fim do mundo''
Bruno Boghossian / RIO - O Estado de S.Paulo

Um novo alerta apocalíptico chegou ao País com um aviso: o fim pode estar mais próximo do que se imagina. Um grupo cristão dos Estados Unidos, com representantes em Belo Horizonte, está rodando o Brasil para divulgar a tese de que o juízo final está marcado para 21 de maio - e não para 2012, segundo a popular profecia feita pelos maias.
Com propagandas até nas traseiras de ônibus, evangélicos da Family Radio fazem malabarismo com números e datas da Bíblia para garantir que há provas de que o mundo vai acabar nos próximos meses. No Rio, um grupo vestido de branco circulou pelas ruas do centro com placas que alertavam para o fim do mundo. Há semanas, ônibus regulares circulam com os enigmáticos dizeres "21/05/2011: Deus vai trazer o dia do julgamento".
A previsão bíblica foi interpretada pelo americano Harold Camping, responsável pela Family Radio, que tenta emplacar um apocalipse pela segunda vez em sua carreira de profeta. Nos anos 1990, ele publicou um livro em que dizia haver "alta probabilidade" de Cristo voltar à Terra em 6 de setembro de 1994 para julgar os homens. Um grupo se reuniu em uma cidade da Califórnia para esperar o evento.
A sede brasileira da Family Radio fica no bairro de Nova Gameleira, em Belo Horizonte, tendo como atividade principal a divulgação da tese do fim do mundo. Um site em português explica passo a passo a matemática feita por Camping: o juízo final começaria 7 mil anos depois do grande dilúvio, que teria acontecido em 4990 a.C.
Criticado por cristãos americanos, o grupo já foi chamado de seita e Camping acusado de ser "falso profeta". A sede brasileira da Family Radio não respondeu aos e-mails enviados pelo Estado na manhã de ontem.