terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Wikileaks - o que está em jogo?

Nesta quarta-feira, 15, às 19 horas, acontecerá o debate Wikileaks – o que está em jogo?, com a participação da jornalista Natália Viana (parceira do Wikileaks no Brasil). O evento acontecerá no Sindicato dos Engenheiros – rua Genebra, 25, São Paulo (próximo à Câmara Municipal).
O Wikileaks é uma organização transnacional sediada na Suécia e que publica em seu site posts de documentos, fotos e informações confidenciais vazadas de governos ou empresas. Em abril de 2010, o Wikileaks publicou um vídeo feito três anos antes e mostrando um helicóptero norte-americano “Apache” em ataque em Bagdá em que pelo menos doze pessoas foram mortas, entre as quais dois jornalistas da agência de notícias Reuters, durante a ocupação do Iraque. Outro documento polêmico disponibilizado no site da organização é a cópia de um manual de instruções para tratamento de prisioneiros de Guantánamo, a prisão que os EUA mantêm em Cuba. Recentemente, o site publicou documentos secretos da diplomacia norte-americana. O fundador do Wikileaks, Julian Assange, foi preso na Inglaterra e o site censurado. O presidente Lula protestou contra a prisão de Assange e a censura ao site.
Hoje, quarta-feira, Lula voltou a defender Assange em discurso durante a entrega do Prêmio Nacional de Direitos Humanos. "Com certeza vamos protestar contra aqueles que censuraram o WikiLeaks. Vamos fazer manifestação, porque liberdade de imprensa não tem meia cara, liberdade de imprensa é total e absoluta. Não pode desnudar apenas um lado, precisa desnudar tudo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário