quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Aula de sacanagem, ou como chamar leitor de burro

Tirem as crianças da sala; escondam os jornais dos guris, escancarou geral: a imprensa brasileira está dando aulas de sacanagem. De sacanagem política! Manchete da “Folha” de hoje: “Com escândalos, cai vantagem de Dilma, mostra o Datafolha”. Do lado da manchete, um infográfico que mostra a “queda”: Dilma tinha 51% dos votos no dia 9 de setembro; agora aparece com 49%; Serra, 27%, agora, 28%. Se a própria metodologia da pesquisa prevê que a margem de erro é de 2 pontos percentuais, para cima ou para baixo, o leitor que domina as quatro operações matemáticas tem capacidade para perceber que nada mudou: 49 + 2= 51. Dos votos válidos, o jornal informa que a projeção é que 54% dos eleitores votariam na candidata do PT, fosse hoje as eleições.
Para piorar, Mauro Paulino, Diretor Geral do Datafolha – que está colocando sua credibilidade profissional à prova – escreve que “pela primeira vez em dois meses, Dilma apresenta revés na campanha”. Continua o “analista”: “A tendência reflete não só o prejuízo sofrido pela candidatura do governo após denúncias de tráfico de influência na Casa Civil, a consequente demissão de Eunice Guerra, como também a evolução de Marina Silva para segmentos menos elitizados do eleitorado.” Marina Silva passou de 11% para 13%, ou seja, dentro da margem de erro.
O pior é que todo mundo está repercutindo a “queda” da candidata petista. O “Estadão” insinua inclusive que o resultado levou o presidente do PT ao desespero.
Quem a imprensa pensa que engana. Independentemente de minhas preferências eleitorais, sinto-me agredido por tal postura. Afinal, a “Folha” está me chamando de burro.
É claro que as “denúncias” – que só ganharam importância jornalística com as proximidades da eleição – não surtiram qualquer efeito, e que estes jornais não querem enxergar. Eta imprensa golpista, sô!

Um comentário:

  1. Brando amigo, a coisa está feia. Eles estão dando aulas de como não se faz jornalismo. Triste, muito triste. Abraço

    ResponderExcluir