terça-feira, 21 de setembro de 2010

A culpa é do peru


Quanto tinha uns 5 anos, vivia numa casa enorme numa cidade do Interior, com um grande quintal – na minha visão de piá, um latifúndio onde se criava galinhas e até um peru. Uma vez entrei na cozinha em disparada carreira e topei com a mesa. A cabeçada doeu, mas o que mais me assustou foi a queda de uma xícara que estava sobre a mesa. Minha mãe adorava aquela louça, que se espatifou no chão. Com medo de levar um pito daqueles, peguei a vassoura e recolhi os cacos. Sem saber onde jogar, cavei um pequeno buraco no quintal e enterrei a prova do crime.
Como nem todo crime é perfeito – sem contar que minha mãe tinha um faro de Sherlock Holmes – fui descoberto. Os cacos mal varridos me denunciaram.
Quando minha mãe me perguntou: “Você quebrou minha xícara?”, não pensei duas vezes: “Não, mãe, foi o peru. Ele pulou a cerca e entrou na cozinha”. A bronca foi maior, não porque a xícara se quebrou, mas porque menti.
O governo do Estado de São Paulo – aliás, o tucanato em geral – não consegue admitir que erra. Sempre o peru é o culpado. Quem usa do metrô para ir trabalhar ou estudar sabe que todos os dias há problemas seja na linha azul, na vermelha ou na verde. Pois bem, hoje pela manhã a linha vermelha viveu mais um dia de caos que, como o efeito borboleta, repercutiu em todo o trânsito de São Paulo. Uma amiga ficou presa numa composição na estação Bresser e demorou mais de duas horas para chegar ao trabalho. Contou que os funcionários do metrô não tinham qualquer informação e que o problema teria ocorrido na estação Sé. Os alto-falantes da estação informavam que “usuários” estariam na linha.
Ainda pela manhã, o governo se antecipou e disse que uma blusa presa numa das portas causou o caos. Soninha Francine, do PPS (aquela que entende de futebol), coordenadora de campanha do Serra na Internet, saiu-se com essa: "Metrô de Spaulo tem problemas na proporção direta da proximidade com a eleição. Coincidência? #SABOTAGEM #valetudo #medo". A culpa é sempre do peru.
(A imagem é da "Folha de S. Paulo")

Nenhum comentário:

Postar um comentário