segunda-feira, 22 de junho de 2009

Osasco vice-campeão, agora na A2

Como bom amante do futebol, estou feliz hoje. Feliz porque o Grêmio Esportivo Osasco – o glorioso GEO – conquistou o acesso para a série A2 do Campeonato Paulista. Na verdade já havia conquistado a vaga há algumas semanas. Disputou neste domingo a segunda partida da finalíssima da A3. Ganhou de 1 a 0 no domingo passado; ontem, 21, perdeu a partida para o Votoraty por 2 a 0.
Não importa, conquistou o caneco de vice-campeão. Um grande feito, pois a equipe foi fundada em 2007 por um grupo abnegado e competente e, ainda bebê, já galgou dois degraus importantes, passando da B1 para a A2. Estou feliz pelo meu grande irmão Luiz Pires, o Varinha, que é um dos diretores do clube.
No Brasil costuma-se dizer que o vice-campeão é o primeiro dos últimos. Discordo veementemente de tal axioma. A terceira colocação e o vice-campeonato também são títulos, e também devem ser comemorados.
No final dos anos 1980 e início dos 1990, acompanhei de perto as equipes de futebol profissional de Osasco, como repórter do extinto “Primeira Hora” – o PH. Na época, o Monte Negro disputava as divisões menores do Paulistão. Teve times deploráveis, mas também equipes competitivas e brilhantes. Lembro-me de uma memorável partida entre o Central de Cotia, então comandado pelo Luisão Pereira (ex-zagueiro do Palmeiras e da Seleção Brasileira que também brilhou nos gramados espanhóis) e o Monte Negro, no acanhado estádio da Vila Yolanda. Um ponta-direita do Monte Negro, cujo nome o tempo apagou na memória, fez uma jogada memorável, que levou a torcida ao delírio. Num lance, deu um drible seco em Luisão Pereira, que caiu sentado. O lance foi mais comemorado que um gol. Isto resume o que é o futebol paulista das divisões menores. Pura emoção!
Depois o ECO substituiu o Monte Negro e criou-se também o Osasco. Ambas as equipes nunca avançaram tão longe como o GEO.
Parabéns a todos os jogadores, equipe técnica e aos diretores do GEO.

Um comentário:

  1. É isso aí, velho! Mesmo com todas as dificuldades fora de campo (e não foram poucas) em momento algum o time jogou a toalha. E fez história. Parabéns aos nossos guerreiros, pela conquista.

    ResponderExcluir