sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Com preguiça na sexta


Como todos sabem, semana passada estive em Serra Negra, região conhecida por Circuito das Águas. Não sei se foi a água ou a tal “Bico Doce” que saboreei por aquelas bandas, mas entrei em curto-circuito. Preciso recarregar as baterias. Como estou com imensa preguiça de pensar, reproduzo um texto pra lá de saboroso de Luiz Antônio Simas, um professor de História carioca dono do blog “Histórias Brasileiras"
Fala a verdade, tô parecendo aqueles alunos “espertoooos” que fazem trabalho escolar usando o Ctrl C, Ctrl V.
SEMANA DE PROVA
Estamos, eu e meus alunos, em semana de prova. Nesse exato momento tenho ao meu lado quatro simpáticos pacotes para corrigir. É divertido e trabalhoso.

Ao longo desses anos, li coisas monumentais, de que até Deus duvida e o capeta desconfia. Algumas, pela originalidade, mereciam ganhar o ponto. Exemplos que me ocorrem:

Cite dois acordos presentes no Tratado de Petrópolis de 1903.
R: O Brasil compra o Acre da Bolívia e vai construir a ferrovia Montanha-Maomé [esclareço para os menos versados no babado: A ferrovia é a Madeira-Mamoré].

Caracterize a Era Mauá.
R: Sim, era Mauá.

Cite dois grupos presentes na formação do Quilombo dos Palmares.
R: Judeus e bons samaritanos.

Caracterize os povos indígenas da América pré-colombiana.R: Os incas, mouros e histéricos viviam na América desde o início do planeta e bem antes de Colombo.

Apresente duas razões para a crise que levou ao suicídio de Getúlio Vargas.
R: Nenhuma, já que ele não se matou. Foi assassinado enquanto dormia.

Cite duas medidas joaninas que tenham transformado a estrutura urbana da cidade do Rio de Janeiro.
R: D. João criou várias coisas. O jardim zoológico e a Ponte Rio-Niterói, por exemplo.

Aponte uma medida do governo Ernesto Geisel para o setor de energia, no contexto da primeira crise do petróleo.
R: A criação do Rio São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário