segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Rock in Rio: 25 anos


Uma matéria assinada pelo crítico Jotabê Medeiros e publicada pelo portal do Estadão, fez-me lembrar que o primeiro grande festival de rock internacional acontecido por estas plagas, o Rock in Rio, completou 25 anos. Aconteceu entre os dias 11 e 20 de janeiro de 1985. Não fui até lá, embora tivesse ficado deveras atentado. Havia conseguido um novo emprego e não poderia “enforcar”, mesmo porque dependia do salário para pagar a faculdade. Meu irmão e seus amigos – todos roqueiros até o último fio de cabelo – viveram a aventura. Foram para o Rio de Janeiro de ônibus e acamparam nas proximidades do evento. Queriam ver de perto Whitesnake, o Iron Maiden, o Ozzy... De perto... “De perto não deu, mas ouvimos o som. Todos atolados até o joelho na lama. Estava uma loucura”. Foi mais ou menos isso que deve ter me dito na época. Para um moleque de 19 anos poder ver seus ídolos num mega-show não tem preço que pague o entusiasmo.
Lembro-me que minha mãe quase enlouqueceu quando o mano voltou do Rio. Sua mochila trazia calças jeans, meias e outras peças que estavam puro barro.
Como disse o Jotabê, a primeira versão do Rock in Rio foi o nosso Woodstock. Depois aconteceram mais duas edições no Brasil – 1991 e 2001 –, três em Portugal e um na Espanha. Com certeza sem o mesmo espirito roqueiro e de liberdade do primeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário