terça-feira, 31 de agosto de 2010

JB, agora só na Internet


A edição impressa do Jornal do Brasil vai às bancas pela última vez hoje, 31 de agosto. Fundado há 119 anos no Rio de Janeiro, o JB terá, de agora em diante, apenas a versão na internet. A decisão de suspender a impressão do jornal tem como principal motivo, não reconhecido pelos atuais proprietários do jornal, as dívidas acumuladas pela empresa – cerca de R$ 800 milhões em dívidas trabalhistas e fiscais.
Nas décadas de 1950-1960 o JB foi um dos principais jornais do País. Em 1958 promoveu uma reforma editorial, gráfica e industrial que tornou-se referência para outros periódicos e influenciou de forma decisiva o jornalismo brasileiro.
De acordo com matéria veiculada pelo jornal O Estado de S. Paulo, dos 50 jornalistas que trabalhavam na redação do JB, apenas 10 devem ficar na versão digital.
Não sou contra as inovações tecnológicas, mas como fui formado em redações onde ainda se batucavam nas “olivites”, a diagramação era feita a mão e ainda havia o past-up, sinto um pouco de tristeza pelo fim de um periódico impresso. Adoro o cheiro de tinta de jornal impresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário