sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Carros e saúde


Confesso que me rendi à lei antifumo. Apesar de me sentir excluído, tem sido um barato diferente fumar nas calçadas, seja em frente aos bares ou ao prédio onde trabalho. Nos bares tenho ampliado meu rol de conhecidos. Você acaba puxando papo com aquele cara que está sempre no pedaço, mas que nunca sentou-se ao seu lado e, no máximo, trocou com ele um aceno. No trabalho tenho conversado com colegas que, por serem de outro departamento, raramente os via.
Parafraseando Luís Fernando Veríssimo, que por sua vez parafraseou John Le Carré, a hipocrisia é o mais próximo que o homem jamais chegará da virtude. O que mais me irrita nesta propaganda do governo do Estado é a hipocrisia. Outro dia vi uma foto de um painel com a frase: “São Paulo já respira melhor”.
Descobri que hoje, 14, é o dia mundial contra a poluição do ar. Notícia veiculada pela agência Maxpress revela o óbvio: a poluição de veículos automotores é um dos principais causadores de problemas de saúde nos centros urbanos. Segundo informações da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), ligada à Secretaria do Meio Ambiente do Governo de São Paulo, "nas áreas metropolitanas o problema da poluição do ar tem-se constituído numa das mais graves ameaças à qualidade de vida de seus habitantes". O Estado de São Paulo é região do País que enfrenta a situação mais preocupante, pois abriga cerca de 40% da frota automotiva nacional".
Ainda segundo a notícia, o material particulado (poluentes) liberado pelos veículos fica suspenso na atmosfera e provoca mal estar, dor de cabeça, enjoo; problemas oftálmicos, gastrointestinais e cardiovasculares; doenças dermatológicas, pulmonares e infecciosas; alguns tipos de câncer, além de afetar o sistema nervoso. São Paulo respira melhor, governador?

Um comentário:

  1. Sexta-feira passada saí com um casal fumante. De dez em dez minutos um dos dois se levantava para ir lá fora fumar. E fizeram vários amigos nas calçadas (rsrsrs). Abraço.

    ResponderExcluir