quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Guerra das TVs: lavando a roupa suja


Acompanhei pela imprensa as acusações do Ministério Público de São Paulo contra o bispo Edir Macedo e mais nove integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus de usar o dinheiro de doações de fiéis para engordar o próprio bolso.
Há tempos a Rede Globo, controlada pela família Marinho, e a Record, pelo bispo Edir Macedo, veem trocando farpas. Mas a partir das denúncias as emissoras iniciaram uma guerra – e nada santa!
Globo e Record estão expondo os ossos uma da outra, pelo menos é o que me dizem alguns amigos.
Na década de 1990 – mais precisamente em 1993 – o canal 4 da BBC, a poderosa emissora estatal inglesa, produziu o documentário “Brasil: muito além do Cidadão Kane”, dirigido por Simon Hartog. O documentário mostra que o domínio crescente da TV Globo na imprensa brasileira envolvera contratos ilegais com empresas estrangeiras, um apoio incondicional aos governos ditatoriais no Brasil e tudo o que estiver a seu alcance para garantir seus interesses — o que inclui até a manipulação de debates políticos para eleger o governo, como ocorreu no caso Collor de Mello. Mais do que isso, o filme explica como funciona a política brasileira de comunicações e os critérios arbitrários pelos quais se concedem e renovam as concessões de canais de televisão e rádio.
Por razões óbvias, a Rede Globo conseguiu na Justiça vetar a exibição do documentário no País. Assisti ao filme na época numa sessão clandestina promovida por um sindicato (não me recordo qual). O grande problema é que o documentário não tem tradução e nem legenda. Graças a Internet, hoje é possível assistir ou mesmo baixar o vídeo – ele pode ser encontrado no You Tube.
O dono da Igreja Universal do Reino de Deus é o maior proprietário de concessões de televisão no Brasil. Ele possui 23 emissoras de TV, mais de 40 emissoras de rádio – algumas registradas em nome de pastores de sua confiança.
Pela democratização
dos meios de comunicação

A guerra das emissoras põe a nu uma delicada e urgente questão: a concessão de emissoras de rádio e televisão no Brasil. E mostram a urgência da democratização dos meios de comunicação, que não podem ficar em mãos de inescrupulosas, sem qualquer regra legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário