terça-feira, 15 de setembro de 2009

Chuchu, de volta?


Deu na “Folha”de segunda-feira. O governador José Serra (PSDB) enquadrou o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Serra intimou Kassab a ficar à frente da prefeitura de São Paulo e não tentar voo até o Palácio dos Bandeirantes, sob pena de criar problemas na aliança PSDB-DEM.
Líder em algumas pesquisas de opinião para a corrida eleitoral de 2010, o ex-governador Geraldo Alckmin – o picolé de chuchu – é o preferido de Serra para disputar a sucessão do governo paulista. O que pesa na escolha do atual governador não são as pesquisas, mas a avaliação que estava se desenhando um cenário de guerra entre os tucanos e os “demos”, o que poderia prejudicar sua aspiração ao Palácio do Planalto – guerra semelhante daquela que se deu na disputa pela prefeitura, quando Serra preferiu o nome do candidato do Demo.
De acordo com a reportagem, Kassab desejava ser candidato a governador, pois a capacidade de investimento da prefeitura é muito pequena se comparada à do Estado de São Paulo. “Ele avalia que terá dificuldade para cumprir promessas e que deverá realizar uma administração mediana, o que impediria voos mais altos na política após deixar a prefeitura.”
Kassab aventava a possibilidade de apoiar outro tucano para a disputa do governo estadual: o chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira.
Chuchu com Quércia
Orestes Quércia (PMDB) está costurando apoio ao PSDB em São Paulo. A aliança PMDB-PSDB pressupõe apoio do ex-governador ao nome dos tucanos à sucessão de Serra e a garantia de uma legenda para disputar o Senado. Aloysio Nunes também é o preferido de Quércia, mas o peemedebista declarou à coluna de Mônica Bérgamo que apóia quem “os tucanos escolherem. E quem o Serra apoiar”.
O desenho da disputa eleitoral do ano que vem não é nada animador para o Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário